A integração dos cartórios de RCPJ à Redesim é tema do Encontro Regional de Vitória

21/09/2019 Os representantes da Receita, Clóvis Belbute Peres e Carlos Nacif, apresentaram o painel, na tarde de sábado

“A Redesim é uma revolução de integração no Brasil dentro de uma revolução digital mundial”. Com esta declaração, o coordenador-geral de Gestão de Cadastro da Receita Federal, Clóvis Belbute Peres iniciou a sua participação no I Encontro Regional de RTDPJ, em Vitória, na tarde deste sábado.

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, Redesim, é um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas, com o objetivo de simplificar procedimentos e reduzir a burocracia ao mínimo necessário. Participam dessa grande rede órgãos de registro (cartórios e Juntas Comerciais), órgãos da administração tributária e os órgãos de licenciamento.

“Juntamente com o IRTDPJBrasil, estamos trabalhando para que os cartórios de Registro Civil de Pessoas Jurídicas estejam integrados à Redesim o mais rápido possível”, disse Clóvis Belbute. Segundo ele, essa integração está entre as metas para este ano e para 2020. Além disso, a Receita espera aprimorar os serviços e entregar um fluxo inteligente de informações, que permitirá aos atores da Redesim aproveitar ao máximo a potencialidade da rede.

 

O painel também contou com a participação do gerente nacional do projeto Redesim, Carlos Vinício Nacif. Segundo ele, a rede  criada pelo governo federal possui uma arquitetura simples, robusta e flexível, que permite essa grande integração de dados e informações.

Nacif demonstrou que a Redesim já promoveu avanços e melhorou em muito o cenário dos negócios no país, inclusive com a melhoria da posição no Doing Business. O Brasil subiu 16 posições nesse ranking mundial de negócios, no qual a abertura de empresas foi o índice de maior evolução.

Fonte: Comunicação do IRTDPJBrasil
Em 21/09/2019