
Alagoas: Pela primeira vez um CNPJ é deferido eletronicamente em cartório de Registro de Pessoas Jurídica
05/05/2021 A Confederação Brasileira do Paradesporto Educacional está devidamente formalizada. Representantes da entidade emitiram o CNPJ, no último 30 de abril, no 2º Cartório de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas de Maceió de forma virtual.Esse foi o primeiro CNPJ a ser deferido na modalidade virtual em uma unidade cartorial em Alagoas. Rainey Marinho, titular do 2º Cartório de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas de Maceió, afirmou que a novidade é um grande avanço para o estado.
“O processo foi todo eletrônico, o cliente ingressou através do Facilita fez todo o processo, em seguida o Facilita envia para o IRTDJPBrasil através de sua central eletrônica que depois envia eletronicamente para o cartório. Fizemos toda a analise e deferimos o CNPJ, que é a última etapa desse processo. A facilidade é sem dúvidas a maior importância. Registrar uma empresa e deferir seu CNPJ sem sair de casa é um grande avanço. Estamos nos preparando pra esse novo mundo tecnológico”, explicou Rainey Marinho.
Para Irã Cândido, presidente da Confederação Brasileira do Paradesporto Educacional, a novidade foi uma grata surpresa. “Ficamos surpresos com a facilidade. Não sabíamos que seria feito na modalidade virtual; quando ligamos para o cartório para pedir informações, eles nos passaram todas as instruções e já começamos o processo junto ao escritório de contabilidade. Foi muito prático, facilitou todo o processo. Principalmente no momento de pandemia em que estamos vivendo. A facilidade e velocidade com que a resposta chegou nos surpreendeu. É sem dúvidas um grande avanço. Todo o sistema todo está de parabéns”, afirmou.
Integração dos cartórios - Segundo o gerente de Integração Nacional da Redesim na Receita, Carlos Nacif, o início desse processo foi possível após uma associação entre Receita Federal e o Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil (IRTDPJBrasil), órgão que congrega cartórios de todo o Brasil e que cuida do processo de integração eletrônica junto às instituições de registro.
O convênio priorizou a união cadastral e desburocratização e, desta forma, o CNPJ pode ser emitido, alterado e baixado concomitantemente com o registro do respectivo ato no cartório. Quem será atendido? O foco desse ajustamento está nos cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas, que efetuam a inscrição de associações, organizações não-governamentais, organizações religiosas, sociedades simples, EIRELLI e outras entidades. As demais empresas são atendidas pelas juntas comerciais dos Estados.
Fonte: 2º RTDPJ de Maceió
Em 5/5/2021