IRTDPJBrasil apoia iniciativas sociais dos cartórios como agentes de cidadania

16/04/2025 Nesta semana, cerca de 600 quilos de peixe foram doados para comunidades de Maceió, fruto de uma iniciativa do 2º Ofício de RTDPJ, em parceria com a empresa Cia dos Frios. A iniciativa visa distribuir o alimento para moradores de comunidades carentes.

Os cartórios, conhecidos por garantir a segurança jurídica, autenticidade e publicidade dos atos civis, notariais e registrais, desempenham um papel fundamental na organização da vida em sociedade. No entanto, seu impacto pode ir além da função legal. Quando engajados com a comunidade, as serventias se tornam agentes de cidadania e desenvolvimento social, contribuindo diretamente para o bem-estar da região onde estão inseridos. 

No Brasil, inúmeras iniciativas são realizadas e o Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil (IRTDPJBrasil) será um canal de apoio de divulgação dessas ações. Uma ação tradicional  que tem levado muito carinho e felicidade em Alagoas é a doação de peixes, feita todos os anos na semana da Páscoa  pelo  2º Cartório de Títulos, Documentos, Pessoas Jurídicas e Notas de Maceió, em parceria com a Cia dos Frios, que atua com a produção e processamento de pescados. 

           

Neste ano, a ação aconteceu na última terça-feira (15/04), em Maceió (AL), onde foram distribuídos cerca de 600 quilos de peixe aos moradores da região de Poço Azul. As doações ocorreram no Lar Santo Antônio de Pádua, na Casa dos Pobres, na comunidade do Reginaldo e na Favela do Bolão. Assim, o cardápio da Sexta-Feira da Paixão ou da Páscoa está assegurado para muitas famílias.

O presidente do IRTDPJBrasil e registrador do 2º Ofício RTDPJ e Notas de Maceió, Rainey Marinho,  comenta sobre a ação.  “Começamos o dia bem cedo, com a equipe do 2º RTDPJ de Maceió, ao lado empresa do amigo Luís Lavenere. Cumprimos mais uma vez nossa missão anual: entregar peixes à comunidade da região Poço Azul. Um gesto simples, mas cheio de fé, carinho e compromisso cristão”, disse. 

Segundo Luis Lavenere, essa é uma ação que ele faz há 05 anos em parceria com Rainey Marinho por acreditar que a união faz a força e para conseguir ajudar um número maior de pessoas. “Gosto de participar de iniciativas como essa, pois me faz muito bem contribuir com o próximo. Quanto mais pessoas se unem em iniciativas sociais, um número maior de famílias podem ser ajudadas”, comentou. 

 

Divulgue a sua ação social nos canais do IRTDPJBrasil

Iniciativas como essa e tantas outras que são praticadas Brasil afora demonstram a atuação social dos cartórios em prol da promoção da cidadania, estreitando os laços com a  população, além de reforçar o compromisso social com a comunidade local.  

Se o seu cartório tem ações de responsabilidade social, entre em contato com o departamento de Comunicação do IRTDPJBrasil e sirva de inspiração para outros serviços registrais. Fale conosco pelo e-mail comunicacao@irtdpjbrasil.org.br e pelo WhatsApp: (61) 9. 9921-4538


Fonte: Comunicação IRTDPJBrasil 
Data: 16/04/2025