ONRTDPJ cria ouvidoria para fortalecer diálogo com usuários e aprimorar serviços

21/11/2025 Indicado pelo presidente do Operador Nacional, Rodrigo Camargo assume como ouvidor-geral com a missão de ampliar a transparência e auxiliar usuários

Em atendimento à orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Operador Nacional de Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas (ONRTDPJ) anuncia a implementação oficial de sua Ouvidoria. A medida atende à determinação do órgão regulador, no sentido de que todos os operadores nacionais devem manter um canal formal e dedicado ao recebimento e tratamento de demandas dos usuários.

Como parte da implementação, Rodrigo Camargo, oficial registrador das Pessoas Naturais, Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas de Telêmaco Borba/PR e presidente do IRTDPJ - PR, foi indicado pelo presidente do ONRTDPJ, Rainey Marinho, para assumir a função de ouvidor-geral durante reunião com membros da diretoria do Operador. 

Ao aceitar a função, Rodrigo Camargo agradeceu a confiança e frisou a relevância do novo canal para o aprimoramento contínuo dos serviços. Ele observou que, com a ampliação recente das atribuições do Operador Nacional, incluindo procedimentos relacionados à busca e apreensão extrajudicial, é natural que as demandas cresçam. “Queremos melhorar o nosso serviço, ajudando nossos colegas a identificarem problemas antes que se tornem coisas maiores”, afirmou.

Segundo Rainey Marinho, hoje o Operador Nacional já possui um sistema de recebimento das demandas dos clientes, porém a Ouvidoria irá otimizar essas ferramentas. Ele ressaltou que o novo ouvidor vai atuar com autonomia para criticar, sugerir melhorias e trazer novas  soluções

Canal exclusivo para a Ouvidoria do ONRTDPJ

A partir de segunda-feira, dia 24/11, quem acessar o portal de serviços do ONRTDPJ - www.rtbrasil.org.br, no menu principal vai encontrar um ícone que dará acesso à Ouvidoria. Lá, pessoas físicas e jurídicas poderão preencher um formulário para enviar sugestões, elogios e reclamações referentes aos protocolos que tramitam eletronicamente.

No formulário, há campos para descrição detalhada para as ocorrências e até mesmo a possibilidade de anexar documentos. A cada envio será gerado um número de protocolo para acompanhamento da demanda.

 
Fonte: Comunicação IRTDPJBrasil
Em: 21/11/2025