
Software Institucional oferecido pelo ONRTDPJ fortalece integração nacional dos cartórios
24/09/2025 Tecnologia aplicada no sistema facilita rotina de trabalho e proporciona celeridade por centralizar processosDesenvolvido para padronizar os processos internos dos cartórios e conectá-los ao Sistema Eletrônico de Registros Públicos (SERP), o Software Institucional, que passou por adequações em cobrança, tabelas de valores e comunicação com os Tribunais de Justiça locais, já pode ser utilizado pelos cartórios de Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas Alagoas. O sistema também está em expansão para atender São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Pará. As especificidades de cada estado motivaram essas mudanças que envolvem, especialmente, à emissão e utilização dos selos.
Segundo Marcelo Alvarenga, gestor operacional da plataforma ONRTDPJ, o principal objetivo do software é a padronização e a otimização tecnológica. “A função é levar tecnologia de qualidade para que todos os cartórios do Brasil possam operar de uma mesma forma”, comentou.
Na prática, os cartórios que utilizarem o sistema terão maior comodidade e eficiência. O Software Institucional já contempla todas as integrações necessárias com a Central ONRTDPJ, com o Sistema Eletrônico de Registros Públicos (SERP) e demais funcionalidades. “Não faz sentido ter diferenciação entre os sistemas operacionais dos cartórios”, destacou o gestor operacional do ONRTDPJ.
Isso significa que pedidos feitos pela Central chegam diretamente ao software utilizado pelo cartório, assim como a comunicação de indicadores ao SERP, centralizando processos e facilitando a rotina dos colaboradores em uma única plataforma.
O Software Institucional é oferecido sem custos para os cartórios de Registro de Títulos e Documentos (RTD) e Registro Civil de Pessoas Jurídicas (RCPJ) que desejarem utilizá-lo. Para ter acesso, basta solicitar por e-mail ([email protected]), e um dos analistas entrará em contato para alinhar todos os procedimentos necessários ao início da utilização, incluindo a importação de dados legados e a configuração da comunicação com o Tribunal de Justiça local, entre outras etapas de implantação.
Fonte: Comunicação IRTDPJBrasilEm: 24/09/2025